O prefeito Leonardo Bortolin, de Primavera do Leste, anunciou que a partir da próxima semana as unidades de ensino da rede municipal contarão com a presença de policiais armados, que devem trabalhar no horário de folga.
A decisão, embasada na 'Lei da Atividade Delegada', possibilita aos agentes das polícias Civil, Militar, Bombeiros e Penal, atuar em suas funções durante o período das aulas nos dias de folga. Os custos do trabalho extra serão cobertos pela prefeitura.
Segundo Bortolin, a escolha pelos policiais se justifica pela experiência e capacidade superior desses profissionais. A presença dos agentes de segurança tem como objetivo principal proteger as crianças e jovens, diante da onda de ameaças de massacre em escolas de todo o Estado e Brasil.
O vice-prefeito Ademir Goes também ressaltou a importância da parceria com as forças de segurança e garantiu a legalidade da Atividade Delegada nas escolas municipais. Além disso, Goes afirmou que as escolas particulares e estaduais não ficarão desprotegidas, já que as guarnições realizarão rondas nesses locais.
Outras medidas de segurança já estão sendo implementadas, como a instalação de arame de concertina nos muros das escolas, câmeras de segurança, protocolos de restrição de acesso e um botão de pânico conectado diretamente às forças de segurança e ao monitoramento do município.
A secretária de Educação, Adriana Tomasoni, faz um apelo emocionado por um esforço coletivo: "Nós, como gestores, fazemos nosso trabalho, mas precisamos muito do auxílio das famílias. Precisamos que monitorem seus filhos, olhando suas mochilas todo dia, conversando com as crianças, acompanhando as redes sociais. Este é o momento em que a responsabilidade de todos se faz necessária, num esforço conjunto para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado."