O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, distribuiu dinheiro e brinquedos aos seus apoiadores presentes no exterior da sua seção eleitoral em que votou neste domingo no segundo turno da eleição presidencial, na qual é considerado favorito.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, distribuiu dinheiro e brinquedos aos seus apoiadores presentes no exterior da sua seção eleitoral em que votou neste domingo no segundo turno da eleição presidencial, na qual é considerado favorito. Ao sair do local, Erdogan entregou notas no valor de 200 liras turcas (cerca de R$ 50) aos apoiadores e os cumprimentou. A oposição criticou após o vídeo viralizar.
No início do dia 14 de maio, foi realizada a primeira fase de votação, na qual nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos, por isso veio o segundo turno.
A vantagem de Erdogan no primeiro turno foi conquistada apesar da significativa inflação que atingiu o país – ultrapassou 85% no outono – e do devastador terremoto que atingiu o país há três meses.
As eleições na Turquia , com 85 milhões de habitantes e membro da OTAN, são observadas de perto pelas potências ocidentais e pelos países do Oriente Médio por causa de seu papel geopolítico fundamental.