A prisão ocorreu na cidade de Vila Rica, na divisa de MT e Pará
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 21 horas de segunda-feira (19/6), durante fiscalização de veículos de transporte coletivo de passageiros, no km 40.0 da BR 158, no município de Vila Rica/MT, deu ordem de parada ao veículo da empresa Rio Novo/Xavante que faz a linha entre os municípios de Guarantã do Norte/MT e Imperatriz/MA, e no momento da verificação, transportava 38 passageiros.
Durante o procedimento de fiscalização, os policiais abordaram uma passageira que inicialmente, informou que estaria se deslocando de Confresa para Araguaína/TO para visitar parentes. No decorrer da abordagem, a passageira mudou a versão dos fatos e disse que estaria se deslocando até a cidade de Imperatriz/MA, retornando para sua residência.
Questionada sobre o motivo da viagem até Confresa, a senhora informou que veio visitar uma prima que reside na cidade, mas não soube informar o nome e nem o endereço da referida familiar. Diante das informações desconexas e da imprecisão dos fatos narrados pela passageira, a equipe policial deu início à verificação da bagagem. Foram encontrados uma mala de viagem de cor azul e uma caixa de papelão com peso excessivo.
Ao indagar a passageira sobre o conteúdo das bagagens, a mesma disse que portava itens pessoais na mala azul, e disse também que desconhecia o conteúdo da caixa de papelão, que estava levando a caixa para sua mãe à pedido de sua prima. Diante dos fatos, os policiais iniciaram a averiguação da caixa transportada pela passageira, momento em que foram encontrados, no interior do objeto, 10 tabletes envoltos em fita isolante preta e protegidos com plástico, contendo pasta-base de cocaína, pesando aproximadamente 10,1 kg.
Ao ser questionada sobre os itens encontrados, que inicialmente disse não saber do que se tratava, mudou, mais uma vez, a versão dos fatos e disse que uma amiga foi quem indicou ela para os possíveis proprietários da substância. A passageira relatou, ainda, que receberia a quantia R$ 2.000,00 para realizar o transporte dos tabletes entre as cidades de Barra do Garças-MT e Imperatriz/MA. Informou também que saiu da cidade de Imperatriz/MA na última sexta-feira, dia 16/06/2023, chegando na cidade de Barra do Garças/MT na data de ontem, 18/06/2023, apenas para buscar a referida encomenda e retornar.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Tráfico de drogas. Foi dada voz de prisão a passageira a qual foi conduzida ilesa, sem o uso de algemas, e com todas as suas garantias constitucionais resguardadas até a Delegacia de Polícia Judiciária de Vila Rica/MT para os procedimentos cabíveis. Destaca-se que foi solicitado apoio da Polícia Militar de Vila Rica/MT, sendo que, de imediato, compareceu uma equipe que prestou auxílio na verificação dos pertences.