General russo Sergei Surovikin, supostamente ligado à ala do Exército russo associada ao líder mercenário Yevgeny Prigojin, foi detido para interrogatório, de acordo com fontes russas nesta quarta-feira.
General russo Sergei Surovikin, supostamente ligado à ala do Exército russo associada ao líder mercenário Yevgeny Prigojin, foi detido para interrogatório, de acordo com fontes russas nesta quarta-feira. Surovikin foi mencionado por fontes americanas como alguém que possuía conhecimento sobre o suposto plano de motim de Prigojin antes de sua ocorrência.
De acordo com informações do jornal russo The Moscow Times, fontes próximas ao Ministério da Defesa revelaram que o general Surovikin foi preso e está ausente do cenário público desde sábado, quando a rebelião foi controlada. Blogueiros militares russos, mencionados pelo jornal, afirmam que o general está incomunicável há três dias e possivelmente foi detido no centro de detenção Lefortovo, localizado em Moscou.
“Aparentemente, ele [Surovikin] escolheu o lado de Prigojin durante o levante, e ele o pegaram”, informou uma fonte citada pelo veículo.
Autoridades americanas também afirmaram que há indícios de que outros generais russos possam ter apoiado a tentativa de Prigojin de forçar uma mudança na liderança do Ministério da Defesa. Ex-funcionários dos Estados Unidos sugeriram que Prigojin não teria iniciado sua revolta sem a crença de que outros indivíduos em posições de poder o apoiariam.