Os preços dos combustíveis nos postos devem ficar mais caros. Isso ocorre devido ao término da validade da Medida Provisória (MP) 1163/2023, que prorrogava a redução das alíquotas de PIS/Cofins e Cide na gasolina comum, no etanol e no Gás Natural Veicular (GNV). O prazo do decreto se encerra nesta quarta-feira (28) e, como o governo federal não prorrogou a medida, espera-se que os tributos voltem a ser cobrados no valor da bomba a partir desta quinta-feira (29).
Em março, a reoneração dos tributos ocorreu de forma parcial. Agora, a parcela restante também será incluída.
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) confirmou que haverá um aumento nos preços dos combustíveis a partir de hoje. A volta dos tributos resultará em um acréscimo de R$ 0,33 por litro na gasolina, R$ 0,22 no etanol hidratado e um aumento de 9,25% no valor do GNV devido ao retorno do PIS/Cofins. No entanto, é importante ressaltar que os estabelecimentos têm autonomia para determinar os preços de venda dos produtos.
A Fecombustíveis alertou para notícias falsas compartilhadas na internet sobre a data da implementação dos tributos, esclarecendo que o aumento ocorreu hoje e não no sábado (1º/7).
GAZETA BRASIL