Mato Grosso AUMENTO DE 20%

Estudo aponta que MT é o estado com maior alta de mortes violentas no país

Mato Grosso também carrega outro dado preocupante: a cidade de Sorriso é considerada o sexto município mais violento do país.

Por Comando da Notícia

21/07/2023 às 13:13:32 - Atualizado há


Mato Grosso registrou mais de mil casos de mortes violentas intencionais (MVI) em 2022. O dado alarmante foi divulgado nesta quinta-feira (20), na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Mortes violentas intencionais (MVI) agregam as vítimas de homicídio doloso (incluindo feminicídios e policiais assassinados), roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais.

De acordo com o documento, somente em 2022 foram exatas 1.072 mortes. Um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 889 ocorrências. Mato Grosso é o estado com a maior taxa de crescimento e ocupa a 16ª posição no ranking dos estados mais violentos.

O documento aponta que entre os tipos de mortes violentas intencionais, há um destaque para o homicídio doloso, que teve um aumento de 14 casos no ano passado, na capital, passando de 47 para 61. Além disso, a lesão corporal seguida de morte também aumentou de uma para duas ocorrências na capital.

No estado os números também são preocupantes. Isso porque, os homicídios dolosos, de acordo com a pesquisa, aumentaram de 749 para 923, enquanto as lesões corporais seguidas de morte passaram de 8 para 11 casos.

Dados nacionais


Em termos relativos, a taxa de mortalidade ficou em 23,4 por grupo de 100 mil habitantes, o que representa um recuo de 2,4% em relação a 2021. Contudo, mesmo significando uma redução de ritmo em relação aos últimos três anos, o documento mostra que o país está longe de ser uma nação mais segura.

Sorriso

Mato Grosso também carrega outro dado preocupante: a cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá) é considerada o sexto município mais violento do país.

Segundo o levantamento, a cidade do norte do estado teve uma taxa de 70,5 mortes violentas para cada 100 mil habitantes no ano passado.

O estudo produzido indica o que a população de Sorriso, conhecida como a "cidade do medo", tem passado ultimamente. Por lá, desde 2020, uma onda de violência tem tomado conta do município, principalmente por conta de uma guerra de facções.

De acordo com o delegado Eugênio Rudy Júnior, da Delegacia de Sorriso, a disputa por território e o domínio do tráfico de drogas são causas da violência no município. Três grupos são os principais envolvidos: Comando Vermelho (CV), Partido Primeiro Comando da Capital e Tropa do Castelar, dissidentes do CV, que se revoltaram com execuções dos próprios membros.

Fonte: Olhar Direto
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo