O presidente nacional do PP (Progressistas), senador Ciro Nogueira (PI), criticou o "Pacote da Democracia", que inclui projetos de lei para endurecer as penas de crimes contra o Estado Democrático de Direito e autoridades públicas. A proposta inclui a previsão de pena de 20 a 40 anos para crimes contra a vida de autoridades, como o presidente da República, o vice-presidente, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República.
O congressista acusou o PT de buscar implementar uma versão de AI-5 da esquerda para censurar a democracia.
Eis a declaração de Ciro Nogueira em rede social:
Lula: A oposição fazer manifestação contra o governo, como sempre fez o PT a vida inteira, agora será crime? Pedir o afastamento do presidente será ato contra a democracia? Falar que o chefe de Estado é "miliciano e genocida" vai dar 40 anos de cadeia? O PT quer fazer o AI 5 da esquerda para censurar a democracia.
Lula, você vai aproveitar e prender o presidente do MST, que invade terras, ao invés de levá-lo em suas comitivas internacionais? Vai fazer um mea culpa por tudo o que seu partido falou e fez durante décadas de fake news e de atos que, no seu AI 5, seriam crimes?
Lula, mande cópia pelo Itamaraty para a Venezuela, Cuba e Nicarágua e, aí, começa a conversa séria. Senão, fica só parecendo que seu governo quer o contrário: coibir a democracia aqui em nome da defesa do que, para seus companheiros, você não tem coragem de defender.
A melhor defesa da democracia, Lula, é a democracia. Ortega vive tentando "defender" a democracia por lá. Na verdade, se defender dela para sufoca-la. Deixem a democracia em paz!
GAZETA BRASIL