O governo de São Paulo decidiu não aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) para os alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual a partir de 2024.
O governo de São Paulo decidiu não aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) para os alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual a partir de 2024. No lugar, será usado material próprio e digital.
A decisão foi tomada porque a rede estadual de ensino de São Paulo já possui material didático próprio alinhado ao currículo do estado e usado em 5,3 mil escolas. O material digital é mais assertivo e possui figuras, jogos, imagens 3D, exercícios e links para vídeos e museus.
Para os anos iniciais, haverá material digital com suporte físico. Já nos anos finais, entre 6º e 9º ano do ensino fundamental, e ensino médio será material 100% digital.
A secretaria de educação afirmou que todos os alunos conseguirão acesso ao material digital. Para isso, serão adotadas três estratégias:
A secretaria de educação também afirmou que está fazendo todo esforço para que toda a rede, pelo menos 80%, tenha internet de alta velocidade nas escolas até o final de outubro.
A secretaria de educação ressaltou que ainda permanece ativa no PNLD para a distribuição de livros literários.