O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (8) a remodelação da Organização das Nações Unidas (ONU) por uma "governança mundial".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (8) a remodelação da Organização das Nações Unidas (ONU) por uma "governança mundial". A declaração foi ocorreu em live semanal do presidente, realizada direto de Belém (PA), de onde Lula abre, em seguida, a Cúpula da Amazônia.
"Precisamos ter uma nova governança global, a ONU precisa ser remodelada, não pode continuar com a mesma estrutura de quando foi criada em 1945, é preciso que a gente tenha mais países [permanentes no conselho de segurança], africanos, da América Latina, asiáticos, como a Índia, a Alemanha, o Japão", disse o mandatário.
"É preciso mais gente no Conselho de Segurança como membro permanente e é preciso acabar com o direito de veto", prosseguiu.
Lula defendeu, ainda, o fim do direito ao veto que os países membros do conselho têm, afirmando que eles próprios fazem guerra sem discutir e sem punições. "As últimas três guerras foram feitas por gente que é membro permanente do conselho de segurança. Estados Unidos com o Iraque, Inglaterra e França contra a Líbia, e agora o Putin na Ucrânia", acrescentou.