Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, se reunirão nesta quinta-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes.
Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, se reunirão nesta quinta-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes. O encontro, que ocorre fora da agenda oficial de Johnson, que participa de um fórum de investimentos em São Paulo, deve ser focado em atrair investimentos para o Estado.
Tarcísio deve apresentar a Johnson o portfólio de negócios de São Paulo, com ênfase na agenda de desenvolvimento sustentável. O governador acredita que temas como sustentabilidade e energia renovável são atraentes para investidores estrangeiros.
Johnson está em São Paulo para um festival de finanças da XP Investimentos. Sua fortuna é estimada em 730 milhões de libras (mais de 4 bilhões de reais).
O ex-primeiro-ministro britânico participa do evento, mesmo estando fora do comando da política inglesa há praticamente um ano. Além disso, ele está fora do Parlamento local há três meses. No início de junho, o Partido Conservador, que ele liderou por três anos, forçou sua renúncia por seu envolvimento em um escândalo de festas privadas no seu gabinete durante o auge da pandemia de Covid-19.
Hoje, ao que tudo indica, Johnson está fora da política, se dedicando apenas a uma coluna semanal no jornal Daily Mail. Em seu último artigo, por exemplo, sugeriu qual seria o último pensamento do líder mercenário Yevgheny Prigozhin antes de sua morte, em um acidente aéreo, na semana passada ("Putin!" teria sido seu último pensamento).
O processo contra Johnson continua em aberto. Até sua conclusão, aquele que foi o homem mais poderoso no Palácio de Westminster integra um trio de governantes ocidentais de direita às voltas com as cortes de seus países.