Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

destaque 1

Lúdio Cabral oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (31.


O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (31.08). A partir de agora, o parlamentar inicia uma disputa interna com a ex-deputada federal Rosa Neide, que também é pré-candidata ao Palácio Alencastro pelo partido. O PT Mato Grosso tem até outubro para informar o Diretório Nacional sobre a escolha da sigla.

Lúdio oficializou a pré-candidatura após uma maratona de diálogos que envolveu desde o Diretório Nacional do PT, as bases no estado e lideranças de partidos aliados. "A partir de hoje, eu sou pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores. É uma decisão coletiva, amadurecida coletivamente. Agora inicio a etapa de consolidar essa decisão nas instâncias partidárias, no diálogo com os partidos que estão no nosso arco de alianças nacional", disse Lúdio em coletiva de imprensa.

De acordo com o deputado, o partido vai seguir alguns critérios para a tomada de decisão, como a realização de pesquisa interna feita pelo PT Nacional, avaliação com as bases sobre quem pode melhor representar o projeto do PT em Cuiabá, os problemas da cidade e o diálogo com partidos aliados.

"A partir desse conjunto de critérios mais políticos, uns mais objetivos e outros mais subjetivos, nós em diálogo vamos construir uma decisão final de consenso", explicou o deputado estadual.

Apesar do histórico de embates internos no PT, desde que Rosa Neide e Lúdio surgiram como alterativas do partido para a disputa pelo Alencastro, o discurso dos dois segue alinhado com o do Diretório Estadual e a Nacional da sigla, que tem como foco fortalecer as bases nos estados para dar sustentação ao governo do presidente Lula.

Após a tomada de decisão interna, o PT deve abrir diálogo com a Federação Brasil da Esperança, que inclui PV e PCdoB, seguido então dos partidos de esquerda e, por fim, conversar com siglas que possam vir a compor o arco de alianças como o PSB, PDT e PSB, para buscar consenso em torno de uma única candidatura em Cuiabá.

Mesmo garantindo a possibilidade de diálogo interno e externo, Lúdio já antecipou que os petistas seguirão como oposição ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). O posicionamento afasta as chances de uma candidatura do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que tem apoio incondicional do emedebista.

"O PT em Cuiabá é oposição ao atual prefeito e vamos nos posicionar no campo da mudança, na construção de um projeto novo para a cidade. Nós respeitamos o prefeito e a postulação do vice-prefeito. Mas temos a visão que temos muitos problemas crônicos e estruturais na cidade que precisam ser superados, principal deles, a Saúde", disse.

PBN Online

POLÍTICA Destaque 1 Eleição Eleições 2024 Lúdio Cabral PT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!