A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que golpistas estão usando o nome do órgão ambiental para pedir o envio de transferência bancária, via pix, para o pagamento de uma suposta rifa.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que golpistas estão usando o nome do órgão ambiental para pedir o envio de transferência bancária, via pix, para o pagamento de uma suposta rifa. A Secretaria informa que não realiza este tipo de ação para arrecadação de fundos e que o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão para registrar denúncias deste tipo.
Golpistas têm entrado em contato com fazendeiros pelo WhatsApp se passando por representantes da Sema e informado que haverá a rifa de um barco, ou outro item de elevado valor. Então, é solicitado para a vítima que realize transferência via pix para pagar por cartelas já reservadas em nome da fazenda, forçando, assim, o pagamento de valores elevados.
Os “golpes do pix” possuem diversos formatos. O cidadão deve ficar atento e não realizar transações financeiras ou fornecer dados pessoais. Qualquer contato semelhante deve ser tratado como suspeito e denunciado aos órgãos competentes.
“A Sema jamais pedirá transferência bancária para contas em nome de pessoas físicas. A arrecadação da Secretaria ocorre apenas com o pagamento de multas ambientais e taxas, por meio de Documento de Arrecadação (DAR), em formato de boleto, emitido pelos sistemas oficiais, tendo como beneficiária a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz)”, observou a assessoria do órgão estadual.