A hashtag “flopou” ficou nos assuntos mais comentados do Twitter no dia 7 de setembro, após o desfile cívico-militar em Brasília, que teve baixa participação do público. O evento, que contou com o tema “Democracia, Soberania e União”, foi marcado pela tímida reação do público nos momentos de execução dos hinos Nacional e da Independência.
Metade das arquibancadas foi ocupada por servidores “convidados”, tanto do governo quanto do Distrito Federal. Na outra metade, apareceram famílias, a maioria de estudantes e militares que desfilaram e boa parte de eleitores do PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no tradicional Rolls Royce e não discursou.
O gramado central da Esplanada dos Ministérios ficou mais cheio no final, com a exposição de veículos e armamentos militares. Poucas pessoas vestiam a camisa amarela da seleção brasileira de futebol.
Nos últimos anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a celebração da Independência levava mais gente, sobretudo de apoiadores, com caminhões de som, que foram vetados neste ano.
Reação dos internautas
Após o desfile, apoiadores de Bolsonaro e opositores a Lula ironizaram o evento nas redes sociais. Os apoiadores do ex-presidente afirmaram que o desfile foi um fracasso, enquanto os opositores a Lula afirmaram que o evento foi um esvaziamento do bolsonarismo.
Eis as reações dos internautas do do X, antigo Twitter:
Amanda Klein: "A gente tem que constatar pelas imagens que NÃO TEM POVO"
FLOPOU!
pic.twitter.com/fmXmoi0QcU — Ricardo Oliveira (@ricardors_ofc) September 7, 2023
Flopou o #7deSetembro com janja e lula? É isso mesmo produção.
pic.twitter.com/ZfT6F0b0mA — Jouberth Souza (@Jouberth19) September 7, 2023
Só uma lembrancinha do que foi o último 7 DE SETEMBRO
, com @jairbolsonaro, em comparação com o atual 7 de setembro com o . Selva ! pic.twitter.com/FLbs27gKpC — Ricardo Salles (@rsallesmma) September 7, 2023
Esse é o 7 de setembro de Lula: vazio, sombrio, sem povo e sem alegria. Quem está feliz mesmo hoje são os bandidos e ladrões que celebram a anulação total da Lava Jato. pic.twitter.com/NCm2u7XEmY
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) September 7, 2023
Não podem mostrar o 7/9/23 deles porque flopou, eles tentam desqualificar os patriotas.
Mais eu tenho lidas imagens do 7/9/22 pic.twitter.com/e2VE3hxyml— Lou Novak
(@Lou_novak) September 7, 2023
O 7 de setembro do regime é assim: sem alegria, sem entusiasmo e sem povo. A ditadura que se instalou no Brasil afugenta o brasileiro, o patriota. Constrangedor o desfile desse ano! pic.twitter.com/KwvE0Amd5q
— Carlos Jordy (@carlosjordy) September 7, 2023
7 de setembro vazio, cheio de nada, sem povo na rua, um reflexo do baixo nível de entusiasmo gerado pelo Governo Lula na população brasileira. Serve para lembrar que precisamos retomar a luta vibrante, mas pacífica pela independência.
— Sergio Moro (@SF_Moro) September 7, 2023
7 de Setembro de 2018 – 8:59
Aeroporto de Juiz de Fora
Avião UTI decola para SP levando o PR ?@jairbolsonaro?
Brasil Acima de Tudo,
D'eus Acima de Todos.pic.twitter.com/esXcSRU4HB — Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 7, 2023
Há um ano atrás, 7 de setembro.
Só para comparar com o fiasco de hoje. pic.twitter.com/h42017qofI
— Dama de Ferro (@Damadeferroofic) September 7, 2023
Um presidente que não tem povo
Hahahahaa https://t.co/cRrbO0Fea8— Gustavo Gayer (@GayerGus) September 7, 2023
GAZETA BRASIL