Nesta segunda-feira (18.
Nesta segunda-feira (18.09), o doutorando Marcos Pedro da Silva vai defender sua tese no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da UFMT. A tese de doutorado de Marcos tem como tema “Comunidades Russas no Brasil: das (in)visibilidades da tradição às interações midiáticas contemporâneas”. O orientador é o professor doutor Mário Cezar Silva Leite e, o co-orientador, Ronaldo Henrique Santana.
Marcos Pedro da Silva investiga duas comunidades russas no Brasil, em específico nas cidades de Primavera do Leste (MT) e em Campina das Missões (RS), a partir de sua dinâmica cultural e tradicional de seu cotidiano, observando como as comunidades interagem com as mídias, e quais as influências na tradição e nas identidades culturais.
Na tese, Marcos analisa como essas comunidades compartilham informações de suas práticas culturais da cultura russa nas redes sociais, site de notícias e outras plataformas online. Em razão disso, enfrentam conflitos internos entre os mais conservadores, que valorizam as antigas práticas, com os que se adaptaram à nova realidade social.
“O propósito aqui é um estudo comparativo, analisando as diferenças e semelhanças entre as comunidades russas em cada contexto, das quais, se incorporaram as novas práticas culturais influenciadas pelas globalização e pelas interações midiáticas. Os dois grupos estão passando por um processo de mudanças e inovações tecnológicas, e que impacta e forjam suas identidades e práticas culturais”, explicou.
A defesa da tese de doutorado será às 14h desta segunda-feira (18.09), de forma online.