O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse nesta terça-feira (3) que o estado está “longe de ser o lugar mais violento”. Em entrevista à GloboNews, ele usou como referência dados do Anuário de Segurança, que traz o ranking das cidades mais violentas do Brasil.
O documento mostra que o estado é líder em tentativa de feminicídios e o segundo em casos de estupro, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.
“O Rio de Janeiro é longe de ser o lugar mais violento. Você tem o Ceará e a Bahia. Das 20 cidades mais violentas, só duas são do Rio de Janeiro. Se eu não me engano, Queimados e Itaguaí, que nem sequer é a capital, que se fala tanto”, disse Castro.
O governador afirmou que o Rio de Janeiro sofre com uma “fama” de violência que vem de “likes” e notícias. “Infelizmente, ninguém, estado nenhum, cidade nenhuma, é tão esvicerado em seus problemas como o Rio de Janeiro é”, disse.
“É óbvio que tem problemas, mas eu não tenho dúvida que não é assim”, completou.
Castro também citou que a violência na capital está no mesmo patamar de outras cidades turísticas, como Paris, Roma e Nova Iorque.
“É só você fazer o recorte turístico. Pega o ISP [Instituto de Segurança Pública], os dados são públicos, e faça o recorte turístico. Você vai ver que é compatível com cidades como Paris, Roma e NY. Não existe essa questão que o Rio de Janeiro é completamente dominado, mas eu concordo que isso é uma falha nos dados.”
GAZETA BRASIL