O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informa o falecimento do servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Leonor Antônio de Freitas, ocorrido no último dia 06 de outubro. Ele estava prestando apoio à 47ª Zona Eleitoral de Poxoréu, na realização do mutirão de atendimento em aldeias indígenas.
Leonor de Freitas sofreu um acidente de carro, junto com outra servidora da Funai, na quinta-feira (05.10) à noite, após os atendimentos, quando retornavam de Primavera do Leste, onde tinham ido abastecer o veículo oficial. Um cachorro passou na pista e, na tentativa de desviar do animal, o carro capotou.
Leonor foi transferido para um hospital de Cuiabá, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de sexta-feira (06.10). A outra servidora da Funai sofreu ferimentos leves e passa bem.
O servidor da Funai estava trabalhando na etapa do mutirão de atendimento realizada na Escola Municipal Alminhas, que contemplou o Assentamento Alminhas e Aldeias Indígenas. Segundo a chefe de Cartório da 47ª Zona Eleitoral, Adriana Soares da Silva, ele trabalhou incansavelmente, transportando eleitores indígenas. "Todos os dias ele me enviava fotos do mutirão, foram dias intensos, com mais de 300 atendimentos. Eu sinto muito, pois sei que ele morreu dando o melhor de si para a Funai e para a Justiça Eleitoral também. Não o conheci pessoalmente, só nos falamos pelo WhatsApp, mas já pude perceber que ele era uma pessoa maravilhosa, assim como a outra servidora da Funai, a senhora Adilvan. Recebi a notícia com muita tristeza e quero deixar registrada nossa homenagem a ele, pela dedicação, prestando nossas sinceras condolências e desejando força aos familiares e amigos".
De acordo com informações da Coordenadoria Regional da Funai, Leonor de Freitas era conhecido nas aldeias indígenas como "airepudo" que, para eles, quer dizer "menino grande", no sentido de que ele sempre foi uma pessoa tranquila e alegre. Com mais de 30 anos de carreira, Leonor já tinha se aposentado, mas continuou atuando junto à Funai como terceirizado, prestando serviço de motorista.
Leonor de Freitas era natural de Ourinhos (SP) e deixou esposa e filhos. O corpo foi velado e sepultado na cidade de Barra do Garças, interior de Mato Grosso.
A Justiça Eleitoral lamenta, mais uma vez, a morte do servidor e expressa sinceras condolências a familiares e amigos.
FOLHA MAX