A programação da Oktoberfest Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas, sofreu uma nova interrupção nesta quinta-feira (12) devido às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, colocando a cidade em risco de inundação.
A programação da Oktoberfest Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas, sofreu uma nova interrupção nesta quinta-feira (12) devido às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, colocando a cidade em risco de inundação. Esta é a segunda vez que a festa foi suspensa nesta edição.
A previsão de retomada da programação é na sexta-feira (13), a partir das 18h. A nova paralisação ocorreu um dia após o reinício da Oktoberfest, que aconteceu na quarta-feira (11). Antes disso, a programação entre os dias 6 e 10 de outubro já havia sido interrompida.
Blumenau e todo o Vale do Itajaí sofrem com os temporais que caem em quase todo o estado desde 3 de outubro. Até esta quinta, são 161 dos 295 municípios do estado em situação de emergência, inclusive a cidade que sedia a Oktoberfest.
“Diante do cenário climático de chuva persistente e da elevação do Rio Itajaí-Açu, conforme divulgado pelo Defesa Civil de Blumenau, a Prefeitura de Blumenau [ ] decidiu pela suspensão preventiva da festa nesta quinta-feira, dia 12. A decisão foi tomada para evitar que os visitantes tenham dificuldades em retornar para casa ou locais de hospedagens, pois podem haver pontos de alagamentos pela cidade”, diz nota publicada.
A partir de 8 metros do nível do rio é considerado enchente e o risco de alagamentos varia de acordo com o ponto da cidade. O AlertaBlu, atualizado pela Defesa Civil, traz a cota de cheia em quase 2 mil regiões de Blumenau (confira a situação atual).