Uma jovem promessa do automobilismo nacional levou o título da Fórmula Vee Open.
Uma jovem promessa do automobilismo nacional levou o título da Fórmula Vee Open. O mato-grossense Rafael Marques, de 18 anos, conquistou o campeonato para novatos da FVee ao vencer a prova final no último domingo (29), em Piracicaba-SP.
Em sua terceira edição, a FVee Open reuniu 22 pilotos iniciantes, que tiveram a sua primeira oportunidade no automobilismo. Eles foram divididos em três séries: BraClean, GP Suspensão Peças e Serviços e F/Promo Racing. Rafael Marques foi o único a vencer todas as provas que disputou. Além da final, ele faturou também as três corridas na fase eliminatória.
"É incrível conquistar um título nesta categoria tão tradicional e que já revelou nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Niki Lauda e tantos outros. Fico muito orgulhoso por fazer parte desta história e espero poder seguir os passos desses grandes campeões", disse o mato-grossense Rafael Marques.
Assim, o jovem piloto entra para a galeria dos campeões da Fórmula Vee, que comemora 60 anos. Criada em 1963 nos EUA, a FVee é a categoria mais popular do automobilismo mundial, praticada em cerca de 20 países, e reconhecida por formar novos pilotos e por seu baixo custo.
O garoto de Lucas do Rio Verde chegou à final com três vitórias na série classificatória. Na grande decisão, uma surpresa: pista molhada devido a uma tempestade que atingiu o autódromo do ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.
"Este foi o primeiro campeonato no asfalto que eu disputei. Mas eu já tinha corrido muito na chuva no kart cross em Mato Grosso. Com certeza, isso me ajudou muito na final", disse.
Rafael Marques largou na 4ª posição e assumiu a liderança restando quatro voltas para o fim da prova. "Eu procurei ser agressivo e fiz uma ultrapassagem por fora da curva no miolo. Depois, foi só acelerar para receber a bandeirada", afirmou.
O paulista Henrique Pettinari, de Suzano, chegou à decisão com duas vitórias na fase eliminatória. Outro paulista, Marcelo Médici, de Laranjal Paulista, levou o terceiro lugar.