O corpo do professor de esperanto, ambientalista e ator AmarÃlio Carvalho, de 91 anos, está sendo retirado na tarde desta terça-feira (7/11) do Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza, no Ceará, pela famÃlia e será transladado de avião para ser velado na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, onde morava há 35 anos.
AmarÃlio morreu de infarto no sábado (4/11) em um hotel de Fortaleza, onde participava do Congresso Panamericano de Esperanto. Familiares do artista, que moram em BrasÃlia, foram até Fortaleza para cuidar do funeral, que ficou definido que será em Barra do Garças, onde receberá diversas homenagens de amigos, conhecidos e admiradores.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Havia uma hipótese de o corpo de AmarÃlio ser doado para o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças. No entanto, como ele faleceu em um hotel e passou por uma necropsia, não tinha como doar o corpo à universidade devido a questões burocráticas.
A famÃlia, então, arrecadou recursos e, contando com a colaboração de alguns amigos e admiradores de AmarÃlio, conseguiu custear o traslado de avião do corpo de AmarÃlio de Fortaleza para Campinas, SP. Depois de Campinas, SP, o corpo foi levado a Goiânia, GO, e, posteriormente, transportado por um carro funerário até Barra do Garças.
AmarÃlio será velado na Casa Mortuária de Barra do Garças, e vários amigos estão preparando homenagens para destacar a trajetória do artista no Mato Grosso. Ele nos encantou durante três décadas com suas histórias e ensinamentos de esperanto, paz, amor, cuidado com a natureza e luta pelos direitos das pessoas.
O professor ficou conhecido como Papai Noel em Barra do Garças, graças ao personagem que ele adorava interpretar no Natal, pois isso o aproximava das crianças e das pessoas mais humildes. Nos últimos anos, ele começou a fazer um monólogo de Tiradentes, no qual contava detalhes da vida de um mártir da história brasileira.
Araguaia Noticia