Uma enchente histórica atingiu a cidade de Agronômica, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, neste fim de semana.
Uma enchente histórica atingiu a cidade de Agronômica, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, neste fim de semana. Imagens aéreas feitas pela prefeitura mostram que apenas o topo dos telhados das residências não foi encoberto pela água.
A administração municipal informou, neste domingo (19), que essa é a pior cheia na cidade em 35 anos. O nível do Rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, atingiu 12,7 metros, um aumento de 10 metros em relação ao nível normal.
A enchente deixou 213 pessoas de 61 famílias desabrigadas, e quatro abrigos foram abertos para acolher os moradores afetados.
A Agronômica, com 6.055 habitantes, fica ao lado do Rio do Sul, que também foi afetada pela enchente. O município vizinho decretou estado de calamidade pública e registrou a segunda maior enchente da história, com o nível do Rio Itajaí-Açu atingindo 13 metros.
Em Santa Catarina, as chuvas de novembro já causaram três mortes e uma pessoa está desaparecida. Até o início da noite de sábado (18), quando o último balanço da Defesa Civil foi divulgado, 5.745 pessoas estavam desabrigadas em decorrência das chuvas no estado e 64 municípios estavam em situação de emergência.
Desses, oito decretaram estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
O Rio Grande do Sul, estado que também sofre com enchentes, também registrou três mortos neste mês.