O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Berlim, capital da Alemanha, no fim da manhã deste domingo (3), horário de Brasília, para cumprir uma série de compromissos com representantes políticos alemães.
A visita acontece após a participação de Lula na conferência convocatória da Organização das Nações Unidas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Planalto informou que os encontros de Lula na Alemanha, programados até terça-feira (5), têm o objetivo de definir os "novos passos da relação entre Brasil e Alemanha".
A agenda do petista na Alemanha, que deve se estender até esta terça-feira (5), inclui reuniões com o presidente Frank-Walter Steinmeier, ministros alemães e empresários brasileiros e alemães.
Em um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, Lula destacou a importância de fortalecer a parceria entre os dois países. “A Alemanha é uma das maiores e mais avançadas economias do mundo, e temos muito a aprender um com o outro”, afirmou.
Baerbock também destacou a importância da relação entre Brasil e Alemanha. “Estamos comprometidos em trabalhar juntos para enfrentar os desafios globais, como a mudança climática e a desigualdade”, disse.
A expectativa é que Lula e Baerbock assinom uma série de acordos em áreas como meio ambiente, agricultura e ciência. O comércio entre Brasil e Alemanha registrou movimentação de US$ 19 bilhões em 2022, e o país é o quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo.
Além de Baerbock, Lula também deve se reunir com os ministros da Economia, Robert Habeck, e da Agricultura, Cem Özdemir. O petista também deve participar de um fórum empresarial, com representantes brasileiros e alemães.
A agenda de Lula na Alemanha é o último destino da primeira viagem internacional do presidente desde que passou por uma cirurgia no quadril. O petista também passou por Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos.
GAZETA BRASIL