-
Liz Truss abandona plano de corte de impostos: “Prioridade é estabilidade”
-
Ministro das Finanças do Reino Unido alerta que alguns impostos aumentarão
-
Credibilidade britânica não será facilmente recuperada, dizem analistas
Sua administração, no entanto, havia se recusado a comentar o plano Truss, que inicialmente previa a eliminação da alíquota máxima de 45% do imposto de renda da Grã-Bretanha.
“Eu não fui o único que pensou que era um erro”, expôs Biden a repórteres durante uma parada em uma sorveteria no estado do Oregon, referindo-se à proposta da Truss.
“Acho que a ideia de cortar impostos sobre os super-ricos em um momento em que, de qualquer forma, apenas acho, discordo da política, mas cabe à Grã-Bretanha fazer esse julgamento, não a mim”, continuou.
Mais cedo, neste sábado, o novo ministro das Finanças da Grã-Bretanha, Jeremy Hunt, declarou que alguns dos impostos do país aumentariam e que seriam necessárias decisões difíceis sobre gastos, dizendo que Truss cometeu erros enquanto luta para manter seu emprego há pouco mais de um mês de seu mandato.
A alta inflação está afligindo os Estados Unidos e países em todo o mundo, criando uma dor de cabeça política para Biden antes das eleições de meio de mandato de novembro, nas quais o controle da Câmara dos Deputados e do Senado está em jogo.
O dólar disparou contra outras moedas. “Não estou preocupado com a força do dólar. Estou preocupado com o resto do mundo”, alegou Biden. “Nossa economia é forte como o inferno, o interior dela. A inflação é mundial. Está pior em todos os lugares do que nos Estados Unidos”.
“Então, o problema é a falta de crescimento econômico e políticas sólidas em outros países, não tanto no nosso”, prosseguiu o presidente.
Um relatório do Departamento do Trabalho divulgado na quinta-feira (13) mostrou que os preços ao consumidor nos EUA aumentaram mais do que o esperado em setembro, com os aluguéis e o custo dos alimentos subindo.
O presidente fez seus comentários no final de uma mudança de vários dias no oeste que terminou em Oregon, onde procurou dar um impulso político à democrata Tina Kotek que está concorrendo a governadora.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Plano econômico original de Liz Truss é um erro, diz Biden no site CNN Brasil.
CNN BRASIL