A cidade semiautônoma de Hong Kong passou por uma agitação social, política e econômica significativa nos últimos anos, com protestos massivos em 2019, seguidos por uma repressão abrangente – e sua própria crise de Covid.
Hoje, Xi expôs que as medidas de Pequim na cidade – incluindo a imposição de uma lei de segurança nacional e a revisão do sistema eleitoral – transformaram Hong Kong “do caos em governança”.
Xi assumiu uma posição forte na ilha autônoma de Taiwan, onde o Partido Comunista reivindica como seu território, apesar de nunca tê-la controlado.
A China tem a “resolução e capacidade” de manter sua “integridade territorial”, incluindo sua reivindicação a Taiwan, disse, fazendo um alerta severo.
“Continuaremos a lutar pela reunificação pacífica com a maior sinceridade e o maior esforço, mas nunca prometeremos renunciar ao uso da força e nos reservamos a opção de tomar todas as medidas necessárias”.
Enfrentando uma economia em crise após anos de isolamento no cenário mundial e repressão regulatória interna, o presidente expressou que o país se concentrará em educação e inovação para “renovar o crescimento”.
A China “acelerará os esforços para alcançar maior autoconfiança em ciência e tecnologia”. Os comentários vêm apenas alguns meses após sua recente repressão ao setor privado do país e às principais empresas de tecnologia.
Xi também prometeu acelerar os esforços para transformar o Exército de Libertação Popular (ELP) em um “militar de classe mundial”, prometendo melhorar a capacidade do ELP de salvaguardar a soberania nacional.
Ele pediu que o ELP a fortaleça seu treinamento “sob condições de combate” e melhorar sua “capacidade de vencer”.
Xi enfatizou a necessidade de construir “confiança cultural” e desenvolver a cultura socialista da China.
A China deve “agarrar firmemente a liderança do partido sobre o trabalho ideológico”. Com controles mais rígidos sobre a sociedade chinesa, o país viu um aumento da censura online e uma forte repressão à sociedade civil e dissidência nos dez anos da administração de Xi.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja os temas abordados no discurso de Xi Jinping no Congresso do Partido Comunista no site CNN Brasil.