Um novo deslizamento assustou motoristas que passavam pela MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) na noite de segunda-feira (11). Apesar do risco, nenhum veículo foi atingido.
Imagens mostram uma equipe da Polícia Militar, que passava pelo local, fazendo a desobstrução da via. Com o auxílio de pás e enxadas, os militares limpam os restos de detritos de terra.
A situação vem sendo recorente. Mais cedo, no mesmo dia, tiveram outros deslizamentos de pedras e lama no mesmo local. Na ocasião, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães enviou uma pá carregadeira para desobstruir a via e detritos de lama.
Novos desmoronamentos no Portão do Inferno travam MT-251; veja vídeo
Portão do Inferno tem 10 pontos de rachaduras e desmoronamento; veja fotos
A menos de um mês, um relatório da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) apontou a existência de rachaduras e quedas de rochas recentes na região do Portão do Inferno, além de risco de tombamento e rolamento de blocos. Foram identificados dez pontos de risco entre os km 42 e 48 da rodovia.
O Governo do Estado, através da Sinfra, informou que realiza tratativas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela parte geológica do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde acontecem os deslizamentos, para resolver o problema.
RepórterMT