A principal movimentação do Cruzeiro neste janela é contratar um técnico para 2024. O clube terminou a temporada com Paulo Autuori como interino e teve quatro treinadores neste ano. Apesar disso, Ronaldo, gestor do clube, afirmou que não tem pressa para contratar o novo comandante.
- Ao contrario do que eu tenho visto na imprensa, nós não temos essa pressa toda, como eu tenho visto. A gente vai levar o tempo que levar para acertar na escolha e, a partir daí, atacar o mercado que temos mapeados com a posição que a gente acha que temos que reforçar - disse em entrevista ao jornalista Samuel Venâncio.
Ainda sobre treinador, o dono da SAF foi questionado se o perfil buscado é, realmente, de um estrangeiro. O clube iniciou negociações com os argentinos Fernando Gago e Gabriel Milito. Para Ronaldo, ser estrangeiro não define totalmente a escolha.
- Estamos conversando com muita gente. A gente tá conversando e tem que dar um "match" total. Não é só ser estrangeiro que chancela para ser treinador. Tem que agradar e ter a filosofia de jogos que a gente tá buscando. (...) Não tem essa pressa. Logicamente é um peça importante, mas com tranquilidade e dever de responsabilidade de saber que temos tempo suficiente para tomar decisões.
Vender o Cruzeiro?
Ronaldo afirmou que não descarta vender a SAF do Cruzeiro, assim como o Valladolid, time espanhol que pertence ao ex-atacante. Segundo o gestor, ele ainda tem prazer em se dividir entre os dois clubes, mas afirma que vender é uma possibilidade.
A declaração foi dada ao ser questionado sobre a relação com o empresario cruzeirense Pedro Lourenço, dono de uma rede de supermercados e parceiro do clube há anos.
"Não agora, mas num futuro, não garanto que vou ficar para sempre no Cruzeiro, tenho um carinho enorme pelo que a gente tá fazendo e pelo clube. Com certeza não vou ficar para sempre, e o Pedrinho vai ser o primeiro cara falado, consultado. Tá longe ainda, mas Pedrinho estando perto me dá a garantia. Vai chegar o momento que o cruzeiro vai precisar de um passo a mais, e o Pedrinho é esse cara"
- Tem sido desgastante demais indo de um lado para o outro, mas por enquanto ainda tem me dado prazer ter os dois, mas o futuro não sei te dizer, por enquanto ainda tenho o prazer de administrar os clubes.
Erros de 2023
O Cruzeiro lutou contra o rebaixamento e teve ao todo quatro técnicos na temporada que acabou. O desenrolar do ano não foi planejado por Ronaldo, que admitiu erros e também afirmou que o Cruzeiro não teve sorte nas contratações e situações ao longo do ano. A demissão de Pepa, ainda no primeiro semestre, foi elencada por Ronaldo como o principal erro.
- Acho que a gente não contou com muita sorte ao longo da temporada, tivemos muita lesões, algumas das nossas contratações não entregaram o que esperávamos, e o que atleta mostrou nos últimos anos com performance. As faltas de gol esse ano foi algo que não podemos prever que artilheiros consagrados por todos os clubes tivesse uma crise de gols tão grande que a gente teve.
"Quatro treinadores no ano não é o que eu planejo para meu clube, para minha gestão. Mas, a gente enfrentou esse problema desde o início do ano, com a saída do Pezzolano. Ele chegou no limite de saída de mental na decisão dele de sair, e depois com o Pepa, a gente começou bem, o estilo de jogo nos gradou muito, o treinamento, mas em algum momento achamos que não ia aguentar muito naquela situação, e eu acho que esse é um dos principais erros"
Investimento e reforço para 2024
Não pense o torcedor cruzeirense que Ronaldo fará um grande investimento em reforços para 2024. O planejamento é contratações pontuais para melhorar o elenco.
- Esse ano, nosso orçamento aumenta, e o foco e prioridade é reforçar o nosso elenco. Terminou o ano jogando de maneira boa e competividade, vamos ter reforços pontuais para reforçar o time. Depois da reformulação, de 25 jogadores novos, o time tem uma certa maturidade, temos só que melhorar esse elenco, algumas peças importantes e tenho certeza que ano que vem vai ser melhor do que esse ano.
"O cruzeiro é um clube gigante que tem que lutar por títulos. Logicamente, a gente entende o processo que estamos passando de reconstrução, mas é para tá competindo, na primeira página da tabela, com possibilidade e Libertadores"
GE