A Polícia Montada do Canadá (RCMP) prendeu um jovem de Ottawa, no Canadá, acusado de planejar um ataque terrorista contra judeus.
A Polícia Montada do Canadá (RCMP) prendeu um jovem de Ottawa, no Canadá, acusado de planejar um ataque terrorista contra judeus.
O jovem, que não teve sua identidade revelada por ser menor de idade, foi preso na sexta-feira (15) e acusado de facilitar a atividade terrorista, por comunicar material de instrução relacionado a uma substância explosiva. Ele também está acusado de instruir a sabiendas a uma pessoa para levar a cabo uma atividade terrorista contra "pessoas judias".
A polícia não divulgou mais detalhes sobre os supostos crimes. Os funcionários também disseram que não se pode revelar mais informações sobre o jovem devido à sua idade.
Em um comunicado à imprensa, a RCMP afirmou que está observando uma preocupante tendência ao extremismo violento e ao uso terrorista da internet, também entre os jovens.
Numerosas autoridades têm dado a voz de alerta pelo aumento dos crimes de ódio contra as comunidades judaicas desde o atentado perpetrado por Hamás em 7 de outubro em Israel, que provocou a ofensiva militar desse país em Gaza.
"Fiquei chocado ao saber dos detalhes de um atentado planejado contra a comunidade judaica de Ottawa", disse o prefeito de Ottawa, Mark Sutcliffe, no Twitter. "Houve um aumento do antissemitismo em Ottawa nas últimas semanas."
Sutcliffe acrescentou que a polícia continuará a patrulhar sinagogas e outras instituições judaicas.