A seleção brasileira feminina de basquete amargou mais uma decepção neste domingo (11), ao perder para a Alemanha por 73 a 71 no ginásio Mangueirinho, em Belém (PA), pela última rodada do pré-olímpico.
A seleção brasileira feminina de basquete amargou mais uma decepção neste domingo (11), ao perder para a Alemanha por 73 a 71 no ginásio Mangueirinho, em Belém (PA), pela última rodada do pré-olímpico. O resultado decretou a ausência do Brasil nos Jogos de Paris 2024, pela segunda edição consecutiva.
Com a necessidade de vencer as alemãs por pelo menos oito pontos para garantir a vaga, a equipe verde-amarela viu a Alemanha ditar o ritmo do jogo e liderar o placar desde os primeiros minutos.
No sábado, a seleção já havia sido derrotada pela Sérvia, mas ainda mantinha chances de classificação caso as sérvias vencessem a Austrália neste domingo e o Brasil superasse as alemãs. No entanto, a vitória australiana tornou a margem de pontos crucial para as brasileiras.
Apesar de liderar por quatro pontos a menos de dois minutos do fim, o desespero tomou conta da equipe na reta final. A combinação matemática tornou o jogo ainda mais estudado, e a Alemanha conseguiu virar o placar e evitar a prorrogação, que era a última esperança do Brasil. Mesmo com a derrota, as jogadoras foram aplaudidas pela torcida presente.
O torneio, disputado em Belém, começou mal para o Brasil, com uma derrota para a Austrália na quinta-feira (8). As australianas se classificaram junto com Sérvia e Alemanha, enquanto o Brasil foi a única seleção a não conquistar a vaga.
As melhores jogadoras do Brasil na partida contra a Alemanha foram Damiris (20 pontos), Kamilla (duplo-duplo com 19 pontos e 13 rebotes) e Tainá Paixão (18 pontos e três rebotes).
A seleção também esbarrou em um jejum de 12 anos sem vencer uma equipe europeia, que se estendeu com as duas derrotas do fim de semana.
A seleção brasileira sub-23 também perdeu para a Argentina por 1 a 0 e não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.