O momento foi flagrado por um grupo de pescadores. Porém, segundo o Ibama, o barco chegou muito perto dos animais
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) investiga crime ambiental no vídeo feito por um barqueiro em que uma onça-pintada nada com dois filhotes no Rio Araguaia, próximo à Luiz Alves, um distrito de São Miguel do Araguaia, na região norte do estado
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
O momento foi flagrado por um grupo de pescadores. Porém, segundo o Ibama, o barco chegou muito perto dos animais, o que pode ter colocado eles em risco. A reportagem não localizou o barqueiro que fez o vídeo para um posicionamento até a última atualização desta matéria.
"A imagem é muito bela, [mas], quando o barqueiro se aproxima e interfere no curso natural dos animais, ele coloca em risco a própria vida e dos animais. A onça poderia atacá-lo ou os filhotes poderiam se afogar", explica Jessé Rosa, chefe da divisão técnica do Ibama, em Goiás.
Com isso, o órgão analisa as imagens para verificar se houve algum crime. "A infração ambiental tem duas vertentes: a administrativa por perseguir e maltratar os animais que é apurada pelo o Ibama e resulta em multa e ocrime ambiental investigado pela polícia", disse Jessé.
Rosa afirma ainda que, inicialmente, é apurado apenas na esfera administrativa e, caso seja constatada a infração, poderá ser levado à polícia para investigação criminal. "Vamos analisar as imagens para verificar se houve ou não uma conduta inadequada".