O aplicativo foi criado para tornar a adoção mais acessível. É possível adotar cães, gatos, pássaros, peixes, hamsters e outros pets.
Pensando em adotar um bichinho? Um aplicativo gratuito que possibilita a adoção de animais pelo celular foi criado por estudantes de ciência e tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Victor Brambilla e Yasmin Oliveira, em parceria com a ONG "É o Bicho MT". A plataforma se chama 'Pet Rescue' e foi lançada nessa quarta-feira (20).
O aplicativo foi criado para tornar a adoção mais acessível e está disponível para todo Brasil. O aplicativo já está diponível na PlayStore e deverá ser lançado na App Store em abril.
Ao g1, Brambilla explicou que o aplicativo conecta os doadores com as pessoas interessadas em adotar um animal. Segundo o estudante, o sistema permite muito mais do que adotar um bichinho, por ter uma interface intuitiva e um chat para facilitar a adoção responsável.
"O Pet Rescue incentiva fortemente a adoção responsável, o que inclui recomendações para realizar exames veterinários, vacinação e outros cuidados para o bem-estar do animal após a adoção", explicou.
É possível adotar cães, gatos, pássaros, peixes, hamsters e outros pets.
Os usuários devem cadastrar os detalhes sobre o animal (fotos, raça, idade, gênero e etc). Quanto mais completo for o perfil, maiores são as chances de adoção, segundo os desenvolvedores. Para buscar os animais próximos da região onde mora, basta digitar o CEP na página principal do aplicativo.
O aplicativo também fornece um chat integrado que permite que os interessados conversem com o dono ou com a pessoa que está adotando para tirar as dúvidas.
Qualquer pessoa ou instituição pode anunciar um animal para adoção dentro do app, clicando em "Adicionar pet".
Caso instituições que tenham animais disponíveis para adoção queiram anunciar com identidade visual diferente aos pets devem encaminhar as sugestões para o e-mail.
Todo o processo de adoção, incluindo a entrega do pet, é feito por quem anuncia e o adotante. O dono do animal tem a responsabilidade de fornecer as informações relevantes sobre o animal no momento do cadastro (se está vacinado, castrado, vermifugado e etc).