Uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas na sexta-feira (12) após o capotamento de uma cabine de teleférico perto da cidade de Antalya, na costa mediterrânea da Turquia.
Uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas na sexta-feira (12) após o capotamento de uma cabine de teleférico perto da cidade de Antalya, na costa mediterrânea da Turquia.
O acidente ocorreu no teleférico de Tünektepe, a cerca de dez quilômetros a oeste de Antália, que conecta um porto local a um mirante popular localizado em uma colina próxima, com uma altitude de 600 metros.
Por razões ainda desconhecidas, um dos postes do sistema inclinou-se repentinamente e uma cabine com passageiros colidiu com o poste, fazendo com que os passageiros caíssem em um terreno rochoso.
Uma pessoa morreu devido ao impacto da queda e os outros 10 ocupantes da cabine, incluindo dois crianças, ficaram feridos de diferentes gravidades, informou a agência turca Anadolu. As equipes de resgate já prestaram socorro aos feridos, mas o trabalho continuava para evacuar de forma segura os ocupantes das outras cabines, que ficaram ilesos, mas presos devido à paralisação do sistema devido ao acidente.
O teleférico de Tünektepe, construído em 2017, tem uma extensão de 1,7 quilômetros e supera uma diferença de altitude de 600 metros em uma viagem de 8,5 minutos. Pode transportar até 1.200 pessoas por hora, de acordo com dados de sua proprietária, a prefeitura de Antália.
Durante esta semana, festiva devido ao final do Ramadã celebrado na quarta-feira, tanto as praias da região quanto o mirante popular registraram um enorme fluxo de visitantes.
Trabalhos de resgate
Os esforços para resgatar 43 pessoas continuam neste sábado. O teleférico acidentado transporta turistas da praia de Konyaalti para um restaurante e uma plataforma de observação no topo do pico Tünektepe, a mais de 600 metros de altura.
Após atender e evacuar os feridos, as equipes de resgate começaram a evacuar de forma segura os ocupantes das outras cabines, que ficaram ilesos, mas presos devido à paralisação do sistema devido ao acidente.
A Agência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD) informou neste sábado que 128 passageiros de 16 cabines foram resgatados e que as operações continuam para evacuar 43 pessoas restantes presas em outras oito cabines.
Mais de 500 socorristas profissionais e quatro helicópteros estão trabalhando em condições difíceis devido ao vento e esperam concluir as operações de resgate antes do anoitecer.
(Com informações de agências)