Política Últimas Notícias

Primeiro-ministro da Escócia renuncia

Nesta segunda-feira (29), o primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf, anunciou sua renúncia ao cargo antes de enfrentar dois votos de confiança no Parlamento.

Por Comando da Notícia

29/04/2024 às 10:35:40 - Atualizado há
Foto: CNN Brasil

Nesta segunda-feira (29), o primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf, anunciou sua renúncia ao cargo antes de enfrentar dois votos de confiança no Parlamento. Essas votações foram desencadeadas após a ruptura com os parceiros de coalizão do Partido Verde, expondo assim fragilidades em seu governo.

Yousaf, que se tornou o 1º líder muçulmano de um grande partido político no Reino Unido, ocupou o cargo por cerca de 1 ano. Agora, o parlamento tem 28 dias para escolher seu sucessor.

Humza Yousaf, de 39 anos, assumiu a liderança do Partido Nacional Escocês (SNP) em março do ano passado, sucedendo a Nicola Sturgeon, que deixou abruptamente a política devido ao cansaço. Sua eleição evidenciou as divisões internas do SNP, entre suas facções de esquerda e direita.

Logo após vencer uma disputa acirrada, Yousaf enfrentou turbulências em seu governo quando Sturgeon foi detida por alegações de má gestão financeira do SNP, juntamente com seu marido, Peter Murrell, que foi formalmente acusado neste mês, embora Sturgeon não tenha sido. O apoio ao partido diminuiu ao longo do último ano.

No Parlamento, Yousaf enfrentava crescentes pressões para renunciar desde que rompeu o acordo de compartilhamento de poder com os Verdes Escoceses na semana passada.

Isso ocorreu após seu governo abandonar metas ambiciosas para a transição para emissões líquidas zero de carbono, desagradando assim seus então aliados.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goi?nia