Política Capa Tag

Rio Taquari atinge nível histórico e Defesa Civil Pede Evacuação Imediata

Na noite desta quarta-feira (1º), o rio Taquari atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 30 metros, conforme divulgado pela MetSul.

Por Comando da Notícia

01/05/2024 às 23:09:23 - Atualizado há
Foto: Correio do Povo

Na noite desta quarta-feira (1º), o rio Taquari atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 30 metros, conforme divulgado pela MetSul. Esta é a maior elevação registrada desde o início das medições, superando os registros de 1941 e 2023. A previsão é de que o volume de água continue aumentando nas próximas horas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma “orientação expressa” nesta quarta-feira, instruindo os moradores do Vale do Taquari a deixarem áreas de risco. A recomendação abrange os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.

Os temporais que assolam o estado desde segunda-feira (29) já causaram 10 mortes, 21 desaparecimentos e 11 feridos. Segundo o último boletim da Defesa Civil, há 4,4 mil desalojados e desabrigados em todo o estado.

Vale ressaltar que o Vale do Taquari foi a mesma região impactada pelo ciclone seguido de enchentes em setembro de 2023, que resultou na morte de 54 pessoas, com quatro ainda desaparecidas.

Em seu comunicado, a Defesa Civil salientou que o Rio Taquari “vem recebendo volumes expressivos de água devido às fortes chuvas dos últimos dias e está ultrapassando sua cota de inundação de forma extraordinária”. Os moradores de áreas de risco são aconselhados a buscar abrigos públicos ou outros locais seguros.

“Para aqueles que não têm opções alternativas, recomendamos que procurem informações junto à Defesa Civil de sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, destacou o órgão.

Além do rio Taquari, também há alertas de inundação nos rios Caí e Jacuí.

"Infelizmente, a situação deste ano deverá ser pior que a de 2023. Veremos ainda um aumento nos níveis dos rios devido às chuvas. Então, é crucial que as pessoas se protejam e busquem abrigo em locais seguros, longe do perigo das inundações. Também pedimos que tomem cuidado com locais de encostas, onde pode haver deslizamentos devido ao encharcamento da terra", frisou Leite.

O governador também pediu às pessoas que não se exponham a riscos tentando acessar áreas afetadas pelas chuvas. Devido à situação grave, a Defesa Civil estadual ressaltou que é muito importante as pessoas levarem a sério as informações que são passadas, visto que a situação nos próximos dias deve se agravar ainda mais.

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goi?nia