A reeleição do presidente Xi Jinping como secretário-geral do Partido Comunista chinês, confirmada em congresso que terminou neste domingo, mostra estabilidade na segunda maior potência do planeta, enquanto o resto do mundo vive momentos de incerteza, segundo Bruno Hendler, professor de relações internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e associado do LabChina (Laboratório de Estudos em Economia Política da China).
“(Com o terceiro mandato de Xi Jinping), o que podemos esperar da China é estabilidade, o que é muito diferente do que acontece em economias como os Estados Unidos, europeias e até no Brasil”, diz o especialista em entrevista à CNN neste sábado (23).
Sobre as relações entre China e Brasil, o especialista diz que o ponto de imprevisibilidade vem do que pode acontecer após as eleições brasileiras. “O que a China tem oferecido para o mundo é previsibilidade. E o que vai impactar muito mais nas nossas relações bilaterais é o que vai acontecer aqui no Brasil pós-eleições. Do ponto de vita da China, há manutenção do discurso multilateral de cooperação”.
Veja entrevista completa no vídeo.
(Publicado por Ligia Tuon)
Este conteúdo foi originalmente publicado em China mostra estabilidade em cenário global de mudanças, diz professor sobre Xi Jinping no site CNN Brasil.