O Conselho de Administração da Petrobras deve considerar nesta quarta-feira (15) a demissão de Jean Paul Prates e a nomeação interina da diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Copetti, como sua substituta.
O Conselho de Administração da Petrobras deve considerar nesta quarta-feira (15) a demissão de Jean Paul Prates e a nomeação interina da diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Copetti, como sua substituta. Copetti tem histórico de atuação no âmbito político, tendo ocupado a vice-presidência da Caixa durante a gestão de Dilma Rousseff, e é reconhecida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Prevê-se que Copetti permaneça no cargo até que a assembleia de acionistas aprove a indicação de Magda Chambriard, sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como nova presidente da estatal. O conselho está agendado para se reunir às 11h para considerar o pedido de demissão de Jean Paul Prates.
Embora tenha sido formalizada a demissão através de um ofício, Prates informou a amigos que foi demitido pelo presidente Lula durante uma reunião na terça-feira (14), na qual estiveram presentes também os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira.
A eleição de Magda Chambriard deve transcorrer em um prazo entre 45 e 60 dias. Sua nomeação precisa ser aprovada pela governança da estatal, um procedimento que é considerado provável, dado seu histórico como funcionária da Petrobras por 22 anos e sua experiência como diretora-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Após sua aprovação, Chambriard planeja realizar alterações na diretoria da empresa, especialmente em cargos-chave atualmente ocupados por pessoas de confiança de Jean Paul Prates. Quanto ao Conselho de Administração, não estão previstas mudanças significativas, exceto a saída de Prates, que também deve apresentar sua renúncia ao órgão nesta quarta-feira para a entrada da nova presidente.