Política Últimas Notícias

Foragidos, o casal Aline e Renato da campanha AME Jonatas é preso após condenação em Joinville

O casal da campanha AME Jonatas, Aline e Renato Openkoski, foi preso nesta quarta-feira (22) em Joinville, Santa Catarina, após condenação.

Por Comando da Notícia

22/05/2024 às 20:04:25 - Atualizado h√°
Foto: G1 - Globo

O casal da campanha AME Jonatas, Aline e Renato Openkoski, foi preso nesta quarta-feira (22) em Joinville, Santa Catarina, após condenação. Os réus foram detidos no bairro Morro do Meio, após estarem foragidos.

Condenados em outubro de 2022, o casal recebeu penas que, somadas, totalizam 60 anos de prisão em regime fechado. O caso, que teve repercussão nacional, envolveu denúncias de desvio de recursos arrecadados para o tratamento do filho Jonatas Openkoski, uma criança que faleceu aos cinco anos de idade por complicações relacionadas à AME (Atrofia Muscular Espinhal) do tipo 1.

A Justiça decidiu condenar Renato e Aline por estelionato e apropriação indébita de pessoa com deficiência, concedendo-lhes o direito de recorrer em liberdade. No entanto, após o esgotamento dos recursos, o processo transitou em julgado em março deste ano, culminando na expedição dos mandados de prisão contra o casal.

Os mandados foram executados pela Polícia Civil no início da tarde desta quarta-feira.

O caso de Jonatas ganhou destaque em 2017, quando seus pais lançaram uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento da doença. No entanto, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), parte significativa desses fundos foi desviada pelo casal para financiar um estilo de vida luxuoso, incluindo a compra de bens materiais e uma viagem a Fernando de Noronha.

Após a revisão das penas, Renato Openkoski foi sentenciado a 38 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão em regime fechado, enquanto Aline Openkoski cumprirá 22 anos, 7 meses e 10 dias de reclusão.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goi?nia