O Brasil se prepara para receber a primeira onda de frio do ano, de acordo com a previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo.
O Brasil se prepara para receber a primeira onda de frio do ano, de acordo com a previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo. O mapa meteorológico mostra que as temperaturas poderão ficar até 5°C abaixo da média habitual.
A chegada de uma nova frente fria promete trazer uma queda significativa nas temperaturas, afetando principalmente os estados do centro-sul do país. Moradores de pelo menos dez estados deverão se preparar para dias mais gelados. A região Sul, composta pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, enfrentará temperaturas abaixo da média, com o fim de semana marcado pela presença de geadas.
Além disso, o ar polar se estenderá para outras áreas, trazendo frio também para São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e provocando a tradicional friagem entre Acre e Rondônia.
A Climatempo alerta que o frio persistirá ao longo da semana seguinte, com temperaturas mais baixas inclusive durante o feriado de Corpus Christi, previsto para o dia 30 de maio.
Enquanto o país se prepara para a chegada do frio, o estado do Rio Grande do Sul enfrenta outra adversidade: inundações que já se estendem por mais de 15 dias. Os fortes temporais deixaram um rastro de destruição, com 151 mortos, mais de 100 desaparecidos e mais de 600 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. A vida pública na região encontra-se praticamente paralisada.
A tragédia afetou diretamente mais de 2 milhões de pessoas, com mais de 90% das cidades gaúchas sofrendo alguma consequência dos temporais, segundo o último boletim da Defesa Civil.