A rotina de 800 pessoas que dependem da travessia diária no Rio Forqueta entre os municípios de Travesseiro e Marques de Souza, no Vale do Taquari, foi reestabelecida neste domingo (26).
A rotina de 800 pessoas que dependem da travessia diária no Rio Forqueta entre os municípios de Travesseiro e Marques de Souza, no Vale do Taquari, foi reestabelecida neste domingo (26). O Exército Brasileiro reinstalou a passarela de 130 metros que havia sido desmontada em razão das fortes chuvas que atingiram a região na semana passada.
A estrutura metálica, improvisada após a queda da ponte que ligava os municípios em 2 de maio, foi retirada na quinta-feira (23) devido ao aumento do nível do rio. Segundo a prefeitura, a água subiu mais de três metros acima do nível normal, impossibilitando a utilização da passarela com segurança.
Durante os dias em que a passarela esteve desmontada, o Exército realizou a travessia dos moradores da região com botes. A operação, iniciada na sexta-feira (24), foi necessária para garantir o acesso à educação, saúde e outros serviços essenciais para a comunidade.
A reinstalação da passarela neste domingo permite que os moradores retomem a rotina normal de deslocamento entre os municípios. No entanto, a operação da estrutura segue com restrições. A travessia é permitida apenas entre 6h30 e 18h30, devido à baixa visibilidade durante a noite. Além disso, o uso de colete salva-vidas é obrigatório para todos os usuários.
As fortes chuvas da semana passada também causaram o colapso de outras duas passarelas construídas pelo Exército em diferentes pontos do estado. Uma delas, localizada no Rio Pardo, em Candelária, no Vale do Rio Pardo, teve sua estrutura danificada e precisa ser substituída. A nova passarela, que deve ser transportada de Goiás, está prevista para chegar apenas na quarta-feira (29).
Já a outra passarela afetada também atravessava o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari. A travessia neste local segue sendo realizada apenas com botes até a construção de uma nova estrutura, que deve ser instalada na quarta-feira (29) em um ponto mais à frente da instalação anterior.