Nesta quarta-feira (29), o bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, voltou a enfrentar alagamentos, surpreendendo os moradores da região.
Nesta quarta-feira (29), o bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, voltou a enfrentar alagamentos, surpreendendo os moradores da região. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a Avenida Praia de Belas, entre a Baronesa do Gravataí e a Aureliano de Figueiredo Pinto, completamente inundada.
Outro ponto crítico foi a Avenida Borges de Medeiros, nas proximidades do Tribunal de Justiça do estado. A água subiu tanto nessa área que quase submergiu os carros estacionados.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o alagamento foi causado por três fatores principais: o alto nível do Guaíba, o Arroio Dilúvio sobrecarregado e a gravidade como única forma de escoamento da região.
“O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que, naquela região, o escoamento das águas pluviais é através da gravidade para o Arroio Dilúvio. Como o nível do lago Guaíba segue elevado, o arroio também está com a capacidade comprometida, o que faz com que a água que deveria escoar, retorne pelas bocas-de-lobo. A diferença do nível pode ser notada justamente em razão da instabilidade do nível do Guaíba”, explicou o Dmae em comunicado oficial.
De acordo com medições realizadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Guaíba estava em 3,88 metros às 13h15 desta quarta-feira. A cota de inundação, que é o nível que o lago pode atingir antes de transbordar, é de 3,60 metros.