A brasileira Valdileia Martins, grande esperança de medalha no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Paris, viu seu sonho ser interrompido de forma trágica neste domingo (4).
A brasileira Valdileia Martins, grande esperança de medalha no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Paris, viu seu sonho ser interrompido de forma trágica neste domingo (4). A atleta, que havia igualado o recorde brasileiro nas eliminatórias, foi obrigada a abandonar a final após sentir fortes dores no tornozelo esquerdo durante a corrida para seu primeiro salto.
A lesão, uma entorse sofrida durante as eliminatórias, havia sido tratada intensamente pela equipe médica da seleção brasileira, mas a dor se mostrou mais forte. A decisão de abandonar a competição foi difícil, mas necessária para evitar danos maiores.
A jornada de Valdileia até a final foi marcada por superação e habilidade técnica. A atleta igualou o recorde brasileiro que perdurava desde 1989 ao saltar 1,92m nas eliminatórias, feito que a colocou na 11ª posição geral e garantiu sua vaga na decisão.
No entanto, a saga de Valdileia foi complicada por uma entorse no tornozelo esquerdo ao tentar superar a marca de 1,95m durante as eliminatórias. O médico André Guerreiro, da seleção brasileira de atletismo, junto à equipe médica, iniciou imediatamente um intenso tratamento na esperança de recuperar a atleta para a final.
A atleta brasileira ainda teve de encarar o luto durante os Jogos Olímpicos. O pai dela, Israel Martins, morreu aos 74 anos na última segunda-feira (29), vítima de um ataque cardíaco.