A prova está marcada para este domingo (18). Os servidores não aceitaram a última proposta de aumento.
Servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) votarão nesta quarta-feira (14) sobre a greve que pode afetar diretamente a realização do Enem dos Concursos. A prova está marcada para este domingo (18). Os servidores não aceitaram a última proposta de aumento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a reunião deve decidir sobre a manutenção da greve.
Nessa terça-feira (13), houve uma reunião onde o impasse da negociação financeira permaneceu, com isso, a proposta de reajuste de 9% em 2025 e de 5% em 2026 foi negada pela categoria composta também por servidores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Conforme os servidores, há riscos de prejuízos às demandas educacionais do país, em meio a uma alta taxa de evasão das carreiras.
O Primeira Página entrou em contato com o INPE para comentar sobre a greve.
"Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) votarão nesta quarta-feira (14.08) sobre uma possível greve. Segundo a categoria, se confirmada, a paralisação pode afetar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), programadas para o próximo domingo" diz nota.
A nova programação da avaliação prevê a liberação dos cadernos de prova a partir das 21h (horário de Brasília) do mesmo dia de aplicação das provas (18 de agosto). O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 8 de outubro.
A divulgação dos resultados finais será no dia 21 de novembro.
Para conferir os editais completos, incluindo as novas edições, acesse o site: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/editais/editais.