Pablo Marçal (PRTB) é o candidato à Prefeitura de São Paulo (SP) com maior popularidade digital entre os concorrentes.
Pablo Marçal (PRTB) é o candidato à Prefeitura de São Paulo (SP) com maior popularidade digital entre os concorrentes. O empresário lidera em número de seguidores nas redes sociais, com 12,7 milhões no Instagram, o que representa 6 vezes mais do que Guilherme Boulos (PSOL), que ocupa a 2ª posição.
De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IPD), avaliado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e que varia de 0 a 100, Marçal obteve 79,3 pontos.
O segundo lugar é ocupado por Guilherme Boulos (PSOL), com 64,3 pontos, seguido por Tabata Amaral (PSB), que registra 56,9 pontos.
O IPD é calculado através de um algoritmo que processa 175 variáveis de plataformas como X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. A avaliação abrange o período de 1º de julho a 10 de agosto.
Embora o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidere nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, ele aparece apenas em quinto lugar no IPD, com 43,6 pontos, atrás de Marina Helena (Novo), que tem 49,9 pontos.
José Luiz Datena (PSDB), o candidato mais conhecido na disputa com apenas 4% de desconhecimento entre os paulistanos, marca 34,6 pontos no índice.
O IPD considera cinco dimensões para a nota final: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Marçal atinge a pontuação máxima em todas essas dimensões, exceto em mobilização. Seu nome tem sido amplamente pesquisado pelos internautas, o que contribui para a alta pontuação na dimensão de interesse.