A Princesa de Gales fez sua primeira aparição pública desde que atualizou o público sobre sua luta contra o câncer no início deste mês.
A Princesa de Gales fez sua primeira aparição pública desde que atualizou o público sobre sua luta contra o câncer no início deste mês. Kate Middleton informou ao povo britânico que, após vários meses de um tratamento intenso de quimioterapia, havia concluído essa fase e agora iniciava uma nova etapa de recuperação.
Neste domingo, 22 de setembro, seus seguidores comemoraram ao verem as primeiras imagens da princesa ao lado de seu marido, o Príncipe William, do Rei Charles e da Rainha Camilla. A família participou de um serviço religioso na igreja Crathie Kirk, localizada em Balmoral, com Middleton no banco do passageiro de um carro dirigido pelo Príncipe de Gales, usando um chapéu de cor caqui.
No início de setembro, a Família Real Britânica divulgou nas redes sociais um vídeo emocionante em que Kate anunciava o fim do tratamento de quimioterapia. No vídeo, a nora de Charles III descreveu os últimos nove meses como “assustadores” e “incrivelmente difíceis”, mas acrescentou: “Da escuridão pode surgir a luz”.
A futura rainha afirmou que, embora “se sinta bem”, agora enfrenta um longo caminho de recuperação, mas planeja gradualmente retomar seus compromissos reais. Como parte desse processo, ela desejou sorte a “todos aqueles que continuam sua própria jornada contra o câncer”, afirmando: “Estou com vocês, lado a lado, de mãos dadas”.
Indignação na sociedade britânica
“O caminho do câncer é complexo, assustador e imprevisível para todos, especialmente para as pessoas mais próximas de você. Com humildade, ele também nos confronta com nossas próprias vulnerabilidades de uma maneira que nunca imaginamos, trazendo uma nova perspectiva sobre tudo”, confessou Kate Middleton na última segunda-feira, 9, em um vídeo gravado em um campo ao lado de sua família. Essa imagem causou indignação em algumas pessoas, como a jornalista Polly Hudson, que escreveu no The Mirror: “Qualquer pessoa que tenha testemunhado alguém passando por quimioterapia sabe que isso é o oposto de brincar em um campo ensolarado”.
Hudson foi bastante crítica às palavras da Princesa de Gales, afirmando que “Kate não se apresentou como a imagem representativa de todos os pacientes de câncer”, apontando que a luta dos britânicos contra o câncer não é tão “brilhante e perfeita” quanto Middleton retratou.
Segundo a jornalista, as adversidades que a princesa enfrentou não são as mesmas de “um paciente real”, já que muitos “lutam contra uma crise econômica, precisam cuidar dos filhos e das tarefas domésticas, enfrentam as longas filas do Serviço Nacional de Saúde e usam transporte público lotado para ir e voltar das consultas no hospital”. Hudson finalizou sua crítica comparando a esposa do príncipe William a uma “princesa da Disney”, indicando que, ao mostrar o tratamento de forma idealizada, faz com que aqueles que estão passando pela doença se sintam “extremamente sozinhos e invisíveis”.
Próximos compromissos oficiais
Na semana passada, jornais britânicos relataram que a Princesa de Gales se reuniu com membros da Fundação Real para a Primeira Infância, da qual Kate é madrinha. O encontro foi registrado na Circular da Corte, onde são listados os eventos reais da semana.
De acordo com a People, a princesa começou a trabalhar de casa já no início do verão, após o Trooping the Colour, e desde então manteve várias reuniões com a equipe do Palácio de Buckingham. Entre elas, com seu novo secretário particular, Tom White, sua assistente Natalie Barrows e o chefe de comunicações, Lee Thompson.
Esse encontro com a Fundação Real para a Primeira Infância pode ter sido destinado a discutir a ambiciosa campanha Shaping Us, criada pela princesa. Lançada no ano passado, a campanha tem como objetivo destacar a importância dos primeiros anos de educação na vida futura das pessoas.
Esse compromisso oficial em Windsor significou mais do que apenas uma discussão sobre uma campanha publicitária. Segundo a People, a sociedade britânica espera ver a princesa novamente no serviço de Domingo da Lembrança, em 11 de novembro. Nesse evento anual, todos os membros ativos da Família Real se reúnem no monumento de Whitehall para homenagear os falecidos nas guerras mundiais.
Além disso, Kate não costuma faltar ao concerto de canções natalinas na Abadia de Westminster, e não se espera que seja diferente este ano. Acredita-se até que ela possa voltar a ser a anfitriã do evento. No entanto, um cenário diferente será visto nos Prêmios Earthshot na África do Sul, onde apenas o Príncipe William foi confirmado para participar, em Cidade do Cabo.