A decisão conta com o apoio de mais de 1 mil pais de alunos da rede pública, que responderam uma pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, encaminhou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares por estudantes nas salas de aula da rede estadual, nessa quarta-feira (25). A decisão conta com o apoio de mais de 1 mil pais de alunos da rede pública, que responderam uma pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
"Nós acreditamos que o uso de celulares em sala de aula tem tirado a atenção dos alunos e prejudicado o desempenho deles, e essa medida visa garantir um ambiente mais propício ao aprendizado", destacou.
O projeto deve ser avaliado pela Assembleia Legislativa (ALMT) em outubro e, caso aprovado, será encaminhado ao governador para sanção. Ainda nessa quarta-feira (25), as sessões ordinárias na ALMT foram suspensas até 2 de outubro. A informação foi publicada no Diário Oficial da ALMT.
Para o governador, a medida é inspirada em outros estados brasileiros que já decidiram pela proibição dos celulares no ambiente escolar. Em janeiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promulgou a lei que proíbe o uso de celulares smartphones "para fins não pedagógicos" em salas de aula no estado. Em agosto de 2023, a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) proibiu o uso de celular dentro da sala de aula nas escolas municipais.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que os estudantes da rede estadual já possuem os equipamentos mais avançados para contribuir com os estudos.