Neste domingo (27), Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza, superando André Fernandes (PL) em uma eleição marcada por uma diferença apertada.
Neste domingo (27), Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza, superando André Fernandes (PL) em uma eleição marcada por uma diferença apertada. Com 99,92% das seções apuradas, Leitão obteve 50,38% dos votos válidos, enquanto Fernandes ficou com 49,62%. A votação registrou um total de mais de 1.420.681 votos, com 2,92% nulos e 1,64% em branco.
A vitória de Leitão, que foi deputado estadual eleito em 2022 e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2023-2024, representa um novo capítulo para a gestão da capital cearense. Servidor público e auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, ele é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), além de possuir pós-graduação em Gestão Pública e Marketing.
Gabriella Aguiar, deputada estadual e médica geriatra, será sua vice-prefeita. Aguiar se destacou durante sua residência em Clínica Médica e Geriatria, acumulando experiência no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Um dos fatores que influenciou a disputa foi o racha entre o PT e o PDT, que anteriormente eram aliados. O rompimento se deu em 2022, quando a governadora pedetista Izolda Cela não foi escolhida como candidata ao governo pelo partido. O desencontro entre os irmãos Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PSB) também refletiu nas urnas. Embora Ciro não tenha manifestado apoio explícito a Fernandes, sua presença ao lado do ex-prefeito Roberto Claudio, que apoiou o candidato do PL, gerou críticas nas redes sociais. Cid Gomes, por outro lado, permaneceu firme no apoio a Leitão, seguindo sua posição desde o primeiro turno.