Um gerente do Banco do Brasil, identificado pelas iniciais A.J.V., foi alvo de busca e apreensão nesta terça-feira (29) em Mato Grosso, durante operação realizada no Rio de Janeiro para desarticular um esquema de fraudes bancárias. A ação, conduzida pela Polícia Civil, cumpriu seis mandados de busca e apreensão em diferentes localidades.De acordo com informações do portal Metrópoles, os suspeitos estariam envolvidos em uma rede criminosa que realizava invasão de dados, alteração de informações cadastrais e desvio de valores diretamente do sistema da instituição financeira. Estima-se que mais de R$ 40 milhões tenham sido retirados de contas bancárias de forma fraudulenta.
Em Mato Grosso, as investigações estão sendo lideradas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DERF). Segundo apurações preliminares, o gerente alvo da operação colaborava ativamente com o esquema, em conjunto com um funcionário da área de tecnologia da informação e terceirizados do banco.
O grupo criminoso utilizava "scripts maliciosos" para acessar remotamente computadores do Banco do Brasil, obtendo, assim, controle sobre informações sigilosas dos clientes. Esse acesso permitia a realização de transações bancárias em nome das vítimas, além de alterações em dados biométricos e o cadastro de novos dispositivos para facilitar as fraudes.A operação cumpriu mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense (RJ) e em Mato Grosso, embora a cidade específica no estado não tenha sido divulgada.Procurada pela reportagem, o Banco do Brasil afirmou que as investigações iniciaram a partir de apuração interna, que detectou irregularidades, as quais foram comunicadas às autoridades policiais.VejaSegue posicionamento:
O BB, no seu âmbito de atuação, colabora com as autoridades na investigação de fraudes com repasse de informações e subsídios, além de possuir processos estabelecidos para apuração e análise de denúncias de irregularidades envolvendo a conduta de funcionários. Normativos internos preveem soluções administrativas passíveis de aplicação, que vão desde a advertência e suspensão até destituição do cargo e demissão.