Política Últimas Notícias

Justiça da Argentina Emite Mandados de Prisão Contra 61 Brasileiros Condenados por Atos de 8 de Janeiro

O juiz federal argentino Daniel Rafecas emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros condenados pelos ataques aos Três Poderes da República em 8 de janeiro do ano passado.

Por Comando da Notícia

15/11/2024 às 20:01:25 - Atualizado há
Foto: YouTube

O juiz federal argentino Daniel Rafecas emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros condenados pelos ataques aos Três Poderes da República em 8 de janeiro do ano passado. Até esta sexta-feira (15), dois dos foragidos já foram detidos em território argentino.

Segundo o o jornal Folha. de S. Paulo, a decisão de Rafecas foi tomada após a embaixada do Brasil em Buenos Aires encaminhar 63 pedidos de extradição ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A polícia da província de Buenos Aires realizou a primeira prisão na quinta-feira (14), na cidade de La Plata. Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, condenado a 17 anos de prisão no Brasil, foi detido durante uma patrulha policial.

De acordo com o relatório das autoridades locais, agentes identificaram Joelton em atitude suspeita. Ao verificar seus dados, confirmaram um mandado de captura e detenção em seu nome, emitido a partir do pedido de extradição brasileiro. Gusmão foi condenado por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e associação criminosa armada.

Contudo, a versão oficial é contestada pela filha do detido. Agnes Gusmão afirmou que o pai era solicitante de asilo na Argentina e foi à Imigração de La Plata para renovar sua residência provisória quando foi informado sobre o pedido de extradição.

Refúgios e extradições

O caso de Joelton é um dos muitos envolvendo brasileiros na Argentina. Em 2023, ao menos 181 solicitações de refúgio de brasileiros foram registradas pela Comissão Nacional de Refugiados (Conare), órgão vinculado ao gabinete do governo argentino liderado por Javier Milei. No entanto, apenas três pedidos foram feitos neste ano.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo