Política Últimas Notícias

Pesquisadores da USP Identificam Gene que Pode Proteger Contra a Covid-19

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta importante que pode contribuir para a compreensão da resistência à Covid-19.

Por Comando da Notícia

02/12/2024 às 14:43:33 - Atualizado há
Foto: G1 - Globo

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta importante que pode contribuir para a compreensão da resistência à Covid-19. Eles identificaram o gene IFIT3 como possível responsável por proteger o organismo contra o SARS-CoV-2, o vírus causador da doença.

O estudo, publicado na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, foi realizado com base na análise do material genético de 86 casais durante a pandemia. Em seis desses casos, um dos cônjuges não desenvolveu sintomas da Covid-19, apesar de ter tido contato direto com o parceiro infectado.

A pesquisa focou em casais conhecidos como “sorodiscordantes”, ou seja, que possuem um membro infectado e outro não, e revelou que as mulheres que não contraíram a doença tinham uma ativação aumentada do gene IFIT3, em comparação com seus parceiros infectados.

O gene IFIT3 já era associado à proteção contra outras doenças virais, como dengue e hepatite B. No entanto, este é o primeiro estudo que comprova sua função protetora contra a Covid-19. Segundo Mateus Vidigal, primeiro autor do artigo, o gene atua impedindo a replicação do RNA viral nas células.

“Embora o vírus entre nas células, o IFIT3 impede que o RNA viral se replique e se espalhe pelo organismo, tornando as células resistentes à infecção”, explicou Vidigal. “Essas mulheres não estavam imunes ao vírus, mas o SARS-CoV-2 teve dificuldade em se multiplicar em seus corpos, o que impediu o desenvolvimento da doença.”

Os pesquisadores também realizaram análises em 2022, após os casais se reinfectarem, e observaram que as mulheres resistentes ao vírus mantiveram a expressão aumentada do IFIT3, enquanto outros participantes não apresentaram a mesma resposta.

Apesar dos avanços, os cientistas ressaltam que o estudo abre novas questões que ainda precisam ser investigadas. Edecio Cunha Neto, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador do Instituto do Coração (InCor), destacou a importância de aprofundar a pesquisa para entender os mecanismos que levam à maior expressão do gene IFIT3 e sua aplicação no tratamento da Covid-19 e outras doenças virais.

A pesquisa foi conduzida no Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp, com sede na USP.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo