Política Últimas Notícias

Irã está chocado com queda de Assad e atribui à "incompetência do Exército sírio"

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, expressou surpresa pelo sucesso absoluto da ofensiva jihadista e rebelde na Síria, que culminou na queda do regime do ditador Bashar al-Assad, e atribuiu a razão à incompetência do Exército sírio, que deveria estar preparado para o ataque, de acordo com as informações disponíveis na época.

Por Comando da Notícia

08/12/2024 às 23:02:41 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, expressou surpresa pelo sucesso absoluto da ofensiva jihadista e rebelde na Síria, que culminou na queda do regime do ditador Bashar al-Assad, e atribuiu a razão à incompetência do Exército sírio, que deveria estar preparado para o ataque, de acordo com as informações disponíveis na época.

"Tudo estava bastante claro", disse Araqchi em comentários à radiotelevisão estatal iraniana. "Tanto as notícias quanto as análises já indicavam que esse passo seria dado, assim como sabíamos que havia um plano dos Estados Unidos e do regime sionista", afirmou, referindo-se a Israel.

"Em termos de inteligência, nossos aliados (Síria) estavam plenamente conscientes dos acontecimentos em Idlib", reiterou Araqchi sobre essa província síria, bastião da organização jihadista Hayat Tahrir al-Sham, que liderou a ofensiva.

Dada a situação, o ministro das Relações Exteriores se declarou surpreso com a "incapacidade do Exército de se defender" e com a "velocidade com que os acontecimentos se precipitaram", tão rápidos que até mesmo o agora deposto presidente Al-Assad ficou surpreso.

Nesse sentido, o ministro das Relações Exteriores sírio atribuiu o colapso do Exército sírio à "pressão psicológica" gerada pelo constante avanço dos opositores.

Quando perguntado sobre o pior cenário possível para o futuro, o ministro das Relações Exteriores iraniano expressou especial preocupação por dois aspectos. Primeiro, a possibilidade de uma nova guerra civil que resulte na desintegração da Síria e, depois, o avanço de Israel nas Colinas de Golã, após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciar neste domingo a entrada de suas forças na antiga zona de separação entre os dois países, até então ocupada apenas pela ONU e pelas comunidades locais.

Araqchi, em todo caso, reconheceu que a "resistência" a Israel sofreu um golpe duro. "Ela ficará afetada", afirmou o ministro das Relações Exteriores, embora também tenha expressado que "a resistência é uma escola de pensamento e já superou muitos altos e baixos", conforme declarações recolhidas pela agência semioficial de notícias Tasnim.

A Estratégia Vencedora dos Rebeldes para Derrubar Al-Assad

Treinamento durante mais de uma década, turnos constantes, uma operação planejada e coordenada entre diferentes grupos armados e a baixa moral das tropas do deposto ditador sírio, Bashar al-Assad, foram os principais fatores de sucesso da ofensiva rebelde na Síria, segundo um líder da oposição.

Hadi al Bahra, presidente do principal órgão político da oposição síria no exílio, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), afirmou à EFE neste domingo, durante o Fórum de Doha, que a ofensiva veloz que conseguiu chegar a Damasco em apenas 12 dias "era o esperado", dado que Al-Assad acreditava que seus soldados eram "os mesmos de 2011", quando a guerra civil começou.

"Os soldados da oposição estavam se treinando e receberam sangue novo. Eles aprenderam a usar drones, a usar armas avançadas e também a planejar e elaborar estratégias", afirmou o político, que ressaltou que as tropas de Al-Assad "não fizeram isso".

A operação iniciada em 27 de novembro "foi uma surpresa para o regime", já que os insurgentes empregaram um sistema de três turnos de oito horas para combater sem descanso, dia e noite.

(Com informações da EP)

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo