O Grupo Carrefour anunciou a demissão de 2.
O Grupo Carrefour anunciou a demissão de 2.200 funcionários às vésperas do Natal, uma decisão que já começou a ser implementada no mês passado. A informação foi inicialmente divulgada pelo Valor Econômico, nesta quarta-feira (11). As demissões afetam tanto funcionários diretos quanto indiretos e abrangem as unidades de varejo e atacarejo (Atacadão) do grupo.
A expectativa é que, ao fim do processo, 2,2 mil pessoas sejam desligadas, uma medida incomum para esta época do ano, que pode afetar negativamente a operação em um período de alto fluxo de clientes devido às festas de fim de ano.
Tanto o Carrefour quanto o Atacadão estão passando por reestruturações em suas operações, impactadas por juros altos e desafios internos de gestão. No Carrefour, os cortes começaram a afetar as unidades do Atacadão em novembro, enquanto os supermercados e hipermercados viram o avanço dos desligamentos nos últimos dias. A expectativa é que cerca de 1,2 mil pessoas sejam afetadas no Carrefour, principalmente nas operações de hipermercados. No Atacadão, mais de mil empregados foram demitidos em novembro, uma média de três por loja.
Em resposta às demissões, o Grupo Carrefour afirmou que os ajustes de quadro são parte de um movimento natural no setor varejista e não devem impactar a operação de final de ano ou o atendimento aos clientes. Apesar do número relevante de desligamentos, a empresa destaca que o volume representa apenas 1,5% do total de funcionários do grupo, que inclui 130 mil empregados diretos e indiretos.
O Carrefour é o maior varejista do país, controlando também o atacarejo Atacadão, o clube de compras Sam’s Club, além de postos de gasolina e drogarias sob a bandeira Carrefour.