O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi incluído na lista de pré-indicados à 97ª edição do Oscar, divulgada nesta terça-feira (17).
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi incluído na lista de pré-indicados à 97ª edição do Oscar, divulgada nesta terça-feira (17). A produção se encontra entre os filmes que continuam na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional, uma das dez categorias destacadas no documento elaborado anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O objetivo é auxiliar seus membros na primeira fase da votação.
Com essa pré-indicação, Ainda Estou Aqui agora compete por uma das cinco vagas de indicados, ao lado de filmes de países como Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido.
A obra narra a vida de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, esposa de Rubens Paiva (Selton Mello), um deputado cassado e morto durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, e já conquistou prêmios importantes, como o de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Veneza, além de ser aplaudido pelo público.
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro chega a esse estágio da premiação desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, foi pré-selecionado. Porém, a produção não avançou para a final. A última vez que o Brasil foi indicado na categoria de Filme Internacional foi em 1999, com Central Brasil, também dirigido por Walter Salles.
A lista de pré-indicados inclui outras 14 produções de diversos países, como Une langue universelle (Canadá), Ondas (República Tcheca), A garota da agulha (Dinamarca) e Emilia Pérez (França). Agora, os filmes intensificam suas campanhas para garantir um lugar entre os cinco finalistas, cujos nomes serão anunciados no dia 17 de janeiro. A cerimônia de premiação acontecerá em Los Angeles, no dia 2 de março.
Além do filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, a lista de pré-indicados conta com outras 14 produções:
O filme Ainda Estou Aqui já foi exibido em diversos festivais internacionais, como a 72ª edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, o 68º Festival de Cinema de Londres e o 33º Festival Biarritz Amérique Latine, na França. Nos Estados Unidos, foi lançado em janeiro em cinemas de Los Angeles e Nova York, com uma exibição ampliada prevista para fevereiro em todo o país.